Como fazer a integração de um novo funcionário na empresa
A integração de um novo funcionário deve ser um processo interno e bem documentado dentro da empresa. No mínimo o bom planejamento deve abranger os primeiros 30 dias da pessoa dentro da empresa. O ideal seria, ter um planejamento para os primeiros três meses.
A integração de um novo funcionário é um processo, e processos precisam ser construídos sem pressa, testados, corrigidos e avaliados.
Consequências de não fazer a integração de um novo funcionário
- A empresa contrata a pessoa certa, dentro do perfil. Mas por não ter um processo de integração que envolva toda a equipe, acaba que o funcionário que era o ideal é "estragado".
- O funcionário novo acaba ficando fora da cultura da empresa. Não tem supervisão e muitas vezes é deixado por si só. A casos que nem onde é o banheiro mostram.
- O colaborador trabalha tenso, sem direção.
- A empresa acaba perdendo muitas vezes um bom funcionário por não fazer a integração da maneira correta;
Como fazer a integração de um novo funcionário de forma correta
- Prepare o ambiente de trabalho e as pessoas. Tenha já papéis definidos. Existem empresas que adotam a figura do "anjo" para o novo funcionário, este faz o papel de ajudar o novo colaborador na adaptação e nas atividades.
- Na integração é importante focar na missão da empresa/ ou do cargo. Deixar bem claro para o novo funcionário seu papel dentro da empresa.
- Pontuar os valores não negociáveis da empresa. Exemplo de valor não negociável: honestidade, linguagem chula, apelidos, agressão física, etc.
Roteiro de integração para novo colaborador
Primeiro Dia
- Recepção na empresa (café da manhã) onde é apresentado todos os colaboradores;
- Poderá fazer uma dinâmica de apresentação caso tenha tempo disponível (planejar com antecedência);
- Fazer um tour pela empresa, se possível deixar que cada funcionário do setor explique um pouco da sua função/ área;
- Parte burocrática (admissão, documentação que falta trazer, como é feito o pagamento, regras internas, treinamento de segurança do trabalho, coisas básicas para a integração de um novo funcionário);
Segundo Dia
- Continuação da parte burocrática se necessário;
- Metas da empresa e do setor, desafios, entre outros;
Terceiro Dia
- Começar a acompanhar as atividades do setor juntamente com seu mentor ou "anjo"
- Deve ter um cronograma de atividades preestabelecido para que sejam repassadas todas as atividades do setor;
Quarto Dia
- O Supervisor deve conversar com o colaborador novo individualmente para saber as primeiras impressões do funcionário sobre a empresa;
- O mentor deve começar a preparar o relatório sobre o novo funcionário. É importante pontuar os pontos fortes e os pontos a melhorar de forma clara.
Este roteiro é adaptável, você pode criar mais dias com outras atividades. Em geral, se constrói um bom roteiro de integração de novo funcionário com o tempo, através de erros e acertos.